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GOfit – Delivery do combustível em testes

GOfit o delivery do combustível foi lançado pela empresa Fit Combustíveis Gofit em outubro de 2019.

Em fase de testes no Brasil, o app GOfite é destinado ao delivery de combustível e está disponível em algumas regiões da cidade do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Recreio e Vargem Grande.

O Gofit revende apenas a gasolina comum e o etanol, que são entregues em um veículo adaptado, com uma tanque de combustível de  500 litros de capacidade de armazenamento para cada produto.

Para abastecer o motorista deve garantir que tenha alguém no local solicitado para abrir o tanque do veículo.

Caso seja necessário cancelar o pedido por qualquer motivo, uma taxa de R$ 7 será cobrada. Todo o processo de abastecimento ficava por conta da GOfit.

O motorista do GOfit, delivery do combustível é frentista responsável por encher o tanque.

O pagamento do abastecimento é realizado por cartão de crédito cadastrado no aplicativo, da mesma forma que acontece com outros apps de delivery.

Histórico do GOfit o Delivery de GOfit

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fiscalizou, em 30 de outubro do ano passado, o caminhão de abastecimento do Gofit e o Posto Vânia, responsável por fornecer combustível para a transportadora LOGFIT.

Essa atividade gerou uma notificação para apresentar à ANP os documentos relativos à operação e prestar esclarecimentos quanto ao modelo de negócio.

Em novembro de 2019, o app Gofit teve as atividades suspensas na capital do Rio de Janeiro. A prefeitura exigiu que o app fosse devidamente regulamentado para ter o funcionamento autorizado pela ANP.

O responsável pela suspensão foi o juiz da 45ª Vara Cível do Rio que acolheu o pedido de liminar do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro (Sindcomb), para suspender as operações do app.

Reunião ANP e representantes do GOfit para autorizar o Delivery do combustível

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Em  5 de novembro, a ANP convocou uma reunião para discutir sobreo GOfit o delivery do combustível.

Na ocosião foram convidados representantes da Gofit e de órgãos públicos: Prefeitura do Rio de Janeiro, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea), Instituto Estadual de Pesos e Medidas (Ipem), Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Corpo de Bombeiros e Procon.

No encontro, a Gofit informou que tinha a autorização do INEA para transporte do combustível e cobertura de responsabilidade civil contratada com o Bradesco.

Mas os representantes do INEA, na reunião, negaram que exista a licença do órgão ambiental, de acordo com a nota técnica da ANP.

O superintendente-adjunto de Fiscalização do Abastecimento da ANP, Alexandre Furtado de Azevedo, sugeriu ao final do encontro que a operação da empresa fosse suspensa até a análise da diretoria da órgão regulador.

Em 12 de março de 2020, a diretoria da ANP, após analisar a proposta de ação nº 0923, de 29 de novembro de 2019, autorizou, excepcionalmente , a implantação de projeto-piloto pela empresa Del Serviços S/A para o exercício da atividade do Gofit o delivery do combustível .

A decisão permite o uso do app Gofit para delivery dos combustíveis:  gasolina C e o etanol hidratado, em local diverso do estabelecimento da revenda varejista, na modalidade delivery, por meio de celebração de termo de compromisso autorizado.

Em resumo, o aplicativo pode ser usado pelo motorista para abastecer o veículo na cidade do Rio de Janeiro, desde que a operação tenha um valor mínimo de R$ 30,00.

GOfit inovação no abastecimento de veículos

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O aplicativo Gofit, sem dúvida, é uma inovação que beneficia o consumidor de maneira bastante significativa. Afinal, possibilita que as pessoas não precisem se deslocar para um posto de combustíveis para abastecer o veículo.

Oferecer comodidade ao público-alvo é uma vantagem que não pode ser ignorada em hipótese nenhuma. Principalmente nas grandes cidades, as pessoas querem ter mais facilidades para cumprir as rotinas do dia a dia.

Esse caminho já foi percebido por empresas de diversos setores, como o bancário e o de alimentação. Além disso, faz parte da transformação digital que está provocando grandes mudanças no ambiente corporativo e na relação das companhias com os consumidores.

O cenário atual mostra que investir em inovação é o melhor caminho não apenas para conquistar mais clientes, mas também para fidelizá-los. A proposta do aplicativo GOfit é uma nova alternativa para os proprietários abastecerem os seus veículos de maneira mais prática.

GOfit O teste realizado no abastecimento de um veículo

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O Delivery do combustível pode ser cômodo e inovador para o motorista, mas é importante estabelecer um parâmetro de comparação com as exigências para instalação e operação de um posto.

Vamos iniciar comparando a flexibilidade de abastecer em qualquer lugar.

Investimento para abastecimento em qualquer lugar

Se compararmos o investimento necessário do local para receber o delivery do combustível ou abastecer em um posto, há uma diferença considerável quanto ao custo do imóvel.

Já o Posto necessita investir milhões no imóvel, mas este é um risco da atividade empresarial e compreendo a chegada da inovação, mas precisamos comparar os custos.

Continuando com a comparação o imóvel onde está instalado o posto paga o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Mas o local onde é realizada a entrega do combustível e abastecimento veicular solicitado pela  GOfit é uma área onde não é possível cobrar o imposto por utilização da área, apenas o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

Cuidado com o meio ambiente ao abastecer com GOfit

Em caso de derrame de combustível o posto possui equipamentos para contenção, captação e separação do produto da água que vai para tratamento.

Agora o abastecimento pelo GOfit, para evitar uma contaminação das águas pluviais e tratamento de esgoto é proibido realizar o abastecimento nas proximidades de bueiros ou galerias pluviais.

E caso ocorra um derrame é obrigatório a utilização de uma manta absorvente, é a mesma utilizada no transporte de caminhões tanques que recebem o combustível no posto.

Agora, o que poderia ficar claro é: em caso de derrame após absorvido o produto deveria ser feita uma investigação de passivo ambiental.

Apesar do termo ter uma parte que determina realizar a comunicação de possíveis incidentes, nos termos da Resolução ANP nº 44/2009, acredito que a comunicação só ocorreria se alguém informasse antes e a ANP solicitasse as imagens dos abastecimentos realizados.

Já o terreno, onde está instalado o posto, tem uma exigência ambiental que determina que no requerimento de obtenção da renovação da licença ambiental é obrigatório elaboração de uma investigação de passivo ambiental do posto, e isso também impacta no custo do combustível vendido.

No dia 10 de julho realizamos um vídeo mostrando os passos do abastecimento após o pedido via Gofit, e percebemos que o local onde seria abastecido, tinha um bueiro, mas o motorista trocou de lugar por conta de estar em fila dupla para  realizar o abastecimento, e essa situação também e proibida.

Acredito que você chegou a pensar que como o caminhão tem que ter câmeras instaladas e as imagens podem ser enviadas para ANP.

É importante esclarecer  que o local solicitado o abastecimento foi diferente do local onde foi realizado o abastecimento.

Será que a ANP tem como cruzar as informações do delivery?

Tempo de abastecimento no GOfit

Para comparar o tempo de abastecimento fizemos um pedido de R$50,00 em um posto e no GOfit.

O valor no GOfit correspondeu  a 11,712 litros de gasolina, mas devido a impossibilidade de abastecer no local solicitado, foi necessário ir para outro local.

E desde da chegada do motorista até o termino do abastecimento passaram 105 minutos, mas o tempo efetivo de abastecimento foram 15 minutos.

O GOfit pode ficar parado em um estacionamento esperando os motoristas para abastecer?

Vamos imaginar qual é a capacidade de abastecimento de um dos veículso da GOfit.

Considerando que  um tanque de combustível de um carro de passeio  tem aproximadamente a capacidade de 40 litros, um veículo da GOfite tem capacidade de encher o tanque de aproximadamente 12 veículos.

Agora o Termo de Ajustamento de Conduta não deixa claro que após o termino da entrega do combustível o veículo GOfit deve retornar para o posto.

Então o caminhão poderia ficar estacionado em um local e aí seria possível abastecer até 24 veículos, em um local.

A ausência dessa informação no termo pode possibilitar algumas práticas predatórias ao mercado como estacionar em um terreno e estabelecer ali um ponto de abastecimento.

Quando falamos que o GOfit é uma serviço de entrega, o delivery de combustível, fica claro que deveria o caminhão ser carregado no posto e ir para o destino.

Após o término da entrega o GOfit deveria retornar para o Posto. Mas se o próximo pedido estivesse ocorresse mediamente após o término o motorista se dirige ao próximo local.

E a qualidade e volume do combustível abastecido via GOfit

No dia do abastecimento foi possível fazer a aferição para verificar a quantidade de combustível abastecido. O Veiculo GOfit tinha uma aferidor e estava calibrado pelo INMETRO.

Quanto a qualidade foi feito a verificação do teor de etanol na gasolina que estava no caminhão e o teor encontrado foi 27% de etanol anidro na gasolina.

Excelente poder confiar no volume e qualidade. Agora não sabemos informar quem foi o responsável pelo abastecimento do veiculo GOfit;

o Veículo de entrega GOfit possui o adesivo do posto que assinou o termo de compromisso, e o adesivo da distribuidora que entrega o produto, mas onde ele foi carregado não podemos afirmar.

Caso o veículo GOfit tenha sido carregado na distribuidora, isso caracterizaria a verticalização, que é proibida no Brasil.

Se é o posto que carrega, como garantir o preço menor que na bomba?

Diferenças do posto

O posto para poder realizar abastecimento necessita ter alguns adesivos obrigatórios como identificação do posto, com CNPJ e número do registro da ANP, ele estava presente, como a indicação da distribuidora que revendeu o combustível.

No entanto o adesivo obrigatório quanto a presença de benzeno próximo ao bico da gasolina não estava ausente.

Outra diferença que notamos do posto é a leitura com 3 casas decimas do volume abastecido.

O GOfit apresentou tanto no medido quanto na emissão da nota fiscal a venda do combustível com 2 casas decimais, divergente da legislação para posto.

O veículo GOfit possui equipamento que possibilita a configuração para abastecer com 3 casas decimais, mas  o volume abastecido foi medido apenas com 02 casas.

A inovação traz um novo mercado, menos favorável ao posto, e acredito que o termo de ajustamento de conduta deve sofrer modificações após essa fase de teste.

E que a revenda tem que ficar atenta em como realizar modernização para que o motorista sinta uma inovação por parte do posto, que gere confiança e vantagens ao escolher o posto e não a entrega.

Eu sei que se tivesse que esperar 5 minutos iria para o próximo posto, seria menos burocrático que aguardar a resposta do supervisor.

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